terça-feira, junho 1

Orações e Deveres dos Cristãos


Sinal da Cruz


Credo


Pai Nosso


Ave Maria


Glória


Para as Refeições


Ato de Fé, Esperança e Caridade


Ao Divino Espírito Santo


Santo Anjo


São Miguel Arcanjo


Salve Rainha


Consagração à Nossa Senhora


Ao Anjo do Senhor


Mandamentos da Lei de Deus


Preceitos da Igreja


Obras de Misericórdia


Sacramentos





Sinal da Cruz



Pelo Sinal da Santa Cruz (+) Livrai-nos, Deus nosso Senhor (+) dos nossos inimigos (+)


Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, Amém





Credo



Creio em Deus Pai todo-poderoso, Criador do céu e da terra e em Jesus Cristo, seu único Filho, Nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado, desceu à mansão dos mortos, ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos; creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne e na vida eterna. Amém.





Pai Nosso



Pai nosso que estais nos céus, santificado seja o Vosso nome; venha a nós o Vosso reino, seja feita a Vossa vontade, assim na terra como no céu; o pão nosso de cada dia nos dai hoje; perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido; e não nos deixeis cair em tentação mas livrai-nos do mal. Amém.





Ave maria



Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco; bendita sois vós entre as mulheres, e bendito é o fruto do Vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém.





Glória



Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém.





Para as Refeições



Antes das refeições:



Senhor, abençoe a mesa deste lar e na mesa do céu nos reserve um lugar. Amém.



Depois das refeições:



Nós vos damos graças, ó Deus onipotente e eterno, por todos os vossos benefícios, que recebemos de vossa bondade, a vós que viveis e reinais pelos séculos dos séculos, Amém.


As almas dos fiéis falecidos pela misericórdia de Deus, descansem em paz, Amém.





Ato de Fé, de esperança e Caridade



Ato de Fé:



Eu creio firmemente que há um só Deus, em três pessoas realmente distintas, Pai, Filho e Espírito Santo, que dá o céu aos bons e o inferno aos maus, para sempre. Creio que o Filho de Deus se fez homem, padeceu e morreu na cruz para nos salvar, e que ao terceiro dia ressuscitou. Creio tudo o mais que crê e ensina a Santa Igreja Católica, Apostólica, Romana, porque Deus, verdade infalível, lho revelou. E nesta crença quero viver e morrer.



Ato de Esperança:



Eu espero, meu Deus, com firme confiança, que pelos merecimentos de meu Senhor Jesus Cristo me dareis a salvação eterna e as graças necessárias para consegui-la, porque vós, sumamente bom e poderoso, o haveis prometido a quem observar fielmente os vossos mandamentos, como eu proponho fazer com o vosso auxílio.



Ato de Caridade:



Eu vos amo, meu Deus, de todo o meu coração e sobre todas as coisas, porque sois infinitamente bom e amável, e antes quero perder tudo do que vos ofender. Por amor de vós, amo meu próximo como a mim mesmo.


Ato de contrição: Meu Deus, eu me arrependo de todo o coração de vos ter ofendido, porque sois tão bom e amável. Prometo, com a vossa graça, esforçar-me para ser bom. Meu Jesus, misericórdia!





Ao Divino Espírito Santo



Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso amor. Enviai, Senhor, o Vosso Espírito, e tudo será criado, e renovareis a face da terra.



Oremos:



Ó Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas e gozemos sempre de sua consolação. Por Cristo, Senhor nosso. Amém.





Santo Anjo



Santo Anjo do Senhor, meu zeloso guardador, se a ti me confiou a piedade divina, sempre me rege, me guarda, governa, ilumina. Amém.





São Miguel Arcanjo



São Miguel Arcanjo, protegei-nos no combate, defendei-nos com o vosso escudo contra as armadilhas e ciladas do demônio. Deus o submeta, instantemente o pedimos; e vós, Príncipe da milícia celeste, pelo divino poder, precipitai no inferno a satanás e aos outros espíritos malignos que andam pelo mundo procurando perder as almas. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.





Salve Rainha



Salve Rainha, Mãe de misericórdia, vida, doçura, esperança nossa, salve! A Vós bradamos os degredados filhos de Eva; a Vós suspiramos gemendo e chorando neste vale de lágrimas. Eia, pois, advogada nossa, esses Vossos olhos misericordiosos a nós volvei, e depois deste desterro mostrai-nos Jesus, bendito fruto do Vosso ventre. Ó clemente, ó piedosa, ó doce, sempre Virgem Maria. Rogai por nós, Santa Mãe de Deus, para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amém.





Consagração a Nossa Senhora



Ó Senhora minha, ó minha Mãe, eu me ofereço todo a vós. E em prova da minha devoção para convosco, eu vos consagro neste dia os meus olhos, os meus ouvidos, a minha boca, o meu coração, inteiramente todo o meu ser. E como assim sou vosso, ó incomparável Mãe, guardai-me, defendei-me, como coisa e propriedade vossa. Amém.





Anjo do Senhor



O Anjo do Senhor anunciou a Maria


R: E ela concebeu do Espírito Santo. Ave Maria...



Eis aqui a serva do Senhor


R: Faça-se em mim segundo a vossa palavra. Ave Maria...



E o Verbo divino se fez carne


R: E habitou entre nós. Ave Maria...



Rogai por nós Santa Mãe de Deus


R: Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.



Oremos: Infundi, Senhor, nós vos pedimos, a vossa graça em nossas almas, para que nós, que pela anunciação do Anjo, conhecemos a encarnação do Cristo, vosso Filho, pela sua paixão e morte na Cruz, sejamos conduzidos à Glória da ressurreição, pelo mesmo Cristo, Senhor nosso. Amém.





Mandamentos da Lei de Deus



1° Amar a Deus sobre todas as coisas.


2° Não tomar seu santo nome em vão.


3° Guardar domingos e festas.


4° Honrar pai e mãe.


5° Não matar.


6° Não pecar contra a castidade.


7° Não furtar.


8° Não levantar falso testemunho.


9° Não desejar a mulher do próximo.


10° Não cobiçar as coisas alheias.





Preceitos da Igreja



1° Participar da Missa inteira nos domingos e festas de guarda.


2° Confessar-se ao menos uma vez cada ano.


3° Comungar ao menos pela Páscoa da Ressurreição.


4° Jejuar e abster-se de carne, quando manda a Santa Madre Igreja e fazer penitência em todas as sextas-feiras.


5° Pagar o dízimo segundo o costume.





Obras de Misericórdia



Corporais:


Dar de comer a quem tem fome; Dar de beber a quem tem sede; Vestir os que estão nus; Visitar os enfermos; Dar pousada aos peregrinos; Remir os cativos e oprimidos; Enterrar os mortos.



Espirituais:


Dar bons conselhos; Ensinar os ignorantes; Consolar os tristes; Castigar os que erram; Perdoar as injúrias; Sofrer com paciência as fraquezas do próximo; Rogar a Deus pelos vivos e defuntos.





Sacramentos



Batismo:



Pelo batismo nos tornamos filhos de Deus, somos livres da mancha do pecado original e recebemos a graça santificante;



Confirmação:



Pelo Crisma receber os dons do Espírito Santo para servir aos irmãos como um cristão adulto.



Eucaristia:



Na Missa recebemos o Corpo e o Sangue de Jesus Cristo, participamos da vida de Deus e temos o penhor da vida eterna.



Penitência:



Pela confissão recebemos de Deus a absolvição de todo pecado e de toda culpa, somos curados espirutualmente e emocionalmente, e reconciliados com Deus, com os outros e conosco mesmos



Unção dos Enfermos:



Pelos Santos Óleos Deus realmente cura e restitui a saúde a quem dela precisar, dá a força para compreender e resistir aos sofrimentos, e prepara para a nova vida aqueles que Ele quer chamar.



Ordem:



Pela ordenação Sacerdotal, Cristo permanece no meio de nós, nos revela as escrituras e parte o pão para nós (ensina o evangelho e consagra a óstia). Através dos sacerdotes, Deus nos concede os Sacramentos que nos garantem o céu.



Matrimônio:



Deus se faz presente na vida da família, unindo o casasl com uma força indestrutível, pois não vem dos homens, mas de Deus. O quanto mais o casal busca em Deus essa força unitiva que é o amor, mais profunda se torna a sua vida em Cristo e um no outro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário