sexta-feira, junho 18

Resumo do Congresso Arquidiocesano da Rcc-BH (28/05/10 à 30/05/10)

Resumo do Congresso Arquidiocesano da Rcc-BH (28/05/10 à 30/05/10)








Amados(as) irmãos(ãs) compartilho com vocês os ensinamentos e momentos especiais com o Senhor no Congresso Arquidiocesano da Rcc-BH que aconteceu nos dias: 28/05 à 30/05/10 em Belo Horizonte, no Ginásio do Colégio Pio XII.

Compartilho a primeira e a segunda palestra realizadas pelo Pe.Flávio que fez a abertura do Congresso, as outras são mais específicas para aqueles que servem ao Senhor através de ministérios em grupos de oração.

DIA 29/05/10 – PREGADOR: Pe.Flávio (Igreja São Judas Tadeu – Sorocaba-SP)

Primeira Palestra:
 Palavra: (Números 11)
Deus tem uma promessa para a nossa vida, mas sua promessa pode ser mudada se pecarmos contra Ele. Ele pode cancelar a promessa. Como fez com Moisés, que era um homem de Deus, cheio do Espírito Santo, mas murmurou contra Deus.Moisés duvidou da Palavra de Deus que eles entrariam na terra prometida. Não entrou porque deixou-se contaminar pela dúvida.


Deus tem uma coroa para a nossa vida, mas temos que ser fiéis. Deus é amor, é misericórdia, é justo, tem uma benção para nós. Não podemos vacilar, coração duro, que se fecha para a graça de Deus.

Há muitos ministérios morrendo, os sacerdotes estão caindo porque estão mortos espiritualmente, se tornando incapazes. Não sabem perdoar,amar, dar o perdão, não tem humildade(eles e nós também...).Os sacerdotes estão caindo porque estão com coração de pedra, não estão amando como Deus quer.

Se Deus me der autoridade eu não sendo do ministério da intersecção posso repreender o maligno, pois ele faz tudo para destruir a Igreja através de emboscadas. Devemos ter em mente o Sl.90 “Eu não serei atingido pois o Senhor estará comigo.”

Devemos afastar o egoísmo (só pensar em meus problemas), eu sou o centro. Também o cansaço físico. Pe. Flávio deu testemunho que no último dia 28/05, a Igreja estava lotada, ele teve que celebrar 03(três missas), com muito cansaço, dor nas costas, nas pernas, mas pensou: Eu não posso ter direitos diante da missão que Deus me confiou,tinha uma multidão na Igreja querendo ser evangelizada.

Se você quer seguir Jesus, ser um servo(a) de Deus, os teus direitos devem ser deixados para trás. Jesus fez isto, foi humilhado na Cruz pela redenção de nossos pecados e por amor a nós e a seu Pai.

Fofoca, discórdia, ciúmes,disputa, orgulho,vaidade, inveja; destroem a obra de Deus. (Estes sentimentos são obras da carne, dureza de coração. Tem gente que usa a Renovação para se promover, fazer política, precisamos sim ter leigos cristãos na política,católicos, mas cheios do Espírito Santo . Católicos que ao queiram usar a Igreja para ter status,dinheiro, poder...Deus distribui os dons, mas ele também tira.

Tudo isto destrói a obra de Deus. Os outros são difíceis, eu também sou difícil, tenho que ter esta consciência e abrir o meu coração.

Segunda Palestra: Palavra: Números 11

Jesus no primeiro momento de nossa manhã, nos tirou um coração de pedra e o transformou em um coração de carne.
Agora ele quer nos dar um Espírito Novo. (Vers. 5 – O Milagre do Maná). Nós costumamos ter saudade da vida velha, antes de servir ao Senhor. Isto é uma tentação que o maligno coloca em nossa vida e especialmente naqueles que estão à frente da obra de Deus. Todo aquele que está a frente de um ministério precisa entender que provoca um grande ódio em Satanás.

Não podemos ser ingênuos diante da crise da Igreja com toda maldade da imprensa, alguns sacerdotes cometeram erros, as pessoas não percebem que nestes erros estão os dedos sujos do Maligno,com o objetivo de destruir o nome de Cristo e da Igreja). Satanás coloca os demônios de mais ódio para destruir os sacerdotes, coordenadores, integrantes do grupo de oração.

Além desta questão, existe a murmuração das pessoas e o desânimo, temos que estar vigilantes, não brincar com as tentações do mundo.Exemplo: Sacerdote se apaixonar, coordenador casado apaixonar por outra pessoa do grupo. Devemos cortar pela raiz estas tentações, porque o maligno conhece nossas fraquezas. Derrubando um padre, derruba toda Igreja; derrubando um bispo derruba toda diocese, derrubando o coordenador do grupo de oração, derruba o grupo...

Todos nós somos carentes, temos que aprender ter uma sadia convivência com homens, crianças, pessoas de mais idade. Temos que tomar cuidado com a sobrecarga de tarefas, vamos ficando cansados. Derruba o líder a grande quantidade de trabalho. Até para servir a Deus devemos ter discernimento para não nos sobrecarregarmos. Temos que ter equilíbrio. Deus quer que o sirvamos com alegria.

São Francisco de Assis, falava que para servir a Deus, devemos fazer poucas coisas, mas fazê-las bem feitas. Temos nossos limites. Dê a vida por Jesus, pela Igreja, pregue o Evangelho, não seja servo(a)preguiçoso(a); mas tome cuidado com o demônio,ele pode nos enganar com a sobrecarga de tarefas.

“Quem não sabe cuidar da própria casa, como pode cuidar da casa de Deus.” (São Paulo) . Exemplo:Ele estava em retiro com os casais do Ecc, eles faziam questão que o Pe.Flávio almoçasse com eles, ele disse não, porque era aniversário de seu pai.


Moisés não agüentava mais a pressão do povo, começou a entrar em depressão. (Vers.14-15) e disse: “Senhor, eu não agüento mais.”

Já no Vers.16 Deus dá unção para outros ajudarem. Senhor, envia servos que me ajudem, sozinha não agüento mais(devemos rezar sempre)... Bom líder, forma novos líderes. Pe. Flávio falou que seu objetivo não era ter fã-clube(flavetes), mas é pregar o Evangelho, salvar almas.

Disse que a Renovação não é dona do Espírito Santo, nós não somos donos do Espírito Santo. O Espírito Sant é como um vento(João 3) ninguém sabe de onde veio e para onde vai Sopra onde e quando quer. O Espírito Santo tem uma única missão dar testemunho de Jesus, dar entusiasmo por Jesus.

Não matemos nossas lideranças. Vamos dar glória a Deus! Vers.24/26 – A escolha dos anciãos e Vers 27 – Cuidado com a fofoca, sempre existiu pessoas fofoqueiras!!!

Não importa em quem, o Espírito Santo vai agir. Todos nós somos profetas, temos o Espírito Santo.

Ato dos Apóstolos 16- Vers.17/18
A mulher falando de Paulo e Silas. Tentando vencê-los pelo orgulho, fazendo-os serem reconhecidos.

Cuidado com os falsos elogios. Existem também os verdadeiros precisamos de incentivo, mas devemos procurar identificá-los. Precisamos de ter irmãos que torcem por nós.

As Novas Comunidades são uma graça do Espírito para a Igreja, no entanto, temos que discernir se a comunidade deve formar uma comunidade de vida e aliança ou não... Estamos na hora da unidade. O líder deve formar outro líder e não permitir formar partidos.

Nós somos de Cristo. Quem dá o crescimento é Cristo, não somos nós. A Igreja é de Cristo, e Cristo é de Deus Pai. Temos que formar discípulos para Cristo. Formar cristãos para Jesus.

A renovação é um meio, é canal, não é fim. Exemplo: João Batista sempre foi humilde, nunca egoísta. Na cadeia Paulo e Silas cantavam um hino de louvor, apesar de tanta dor...

Quando o aborrecimento bater na porta de sua vida, nada de murmuração, louve a Jesus, ofereça a Deus sua dor, tribulação. Paulo e Silas louvaram e todas correntes caíram por terra. Jesus é o Senhor.

Tenha fé, acredite, o nosso Deus é grande e forte o bastante, pode nos dar o livramento no tempo oportuno.

Onde está o louvor que liberta? Quando louvamos exaltamos o Senhor e glorificamos a Deus.

As pessoas com quem convivemos tem 99% tem interesse em nós. Mesmo que nossa mãe nos esqueça, diz o Senhor: Eu jamais te abandonarei.

Os outros podem ter conveniência conosco, mas Jesus jamais deixará de nos amar. Então não temos o direito de dizer, o Senhor me abandonou, não se importa comigo. (Sl. 22) deve ser o nosso orientador.


Espero que os ensinamentos do Congresso, toquem muito em seus corações e os levem a ação em nome de Jesus!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário